CANHOTICES

...em Torres Novas, Ribatejo, Portugal. Do lado esquerdo da vida.

1.2.09

Vergonha para Torres Novas!

Publicada por zemanel |


A população de Casével, no concelho de Santarém mas situada no limite do concelho de Torres Novas, manifestou-se contra o mau estado da estrada que dá acesso à sua aldeia - sendo que a manutenção dessa estrada é presumivelmente responsabilidade do Município de Torres Novas.
A própria Junta de Freguesia de Casével colocou uma placa pedidndo desculpa aos seus fregueses pela situação.
Esta situação é ainda mais grave porque esta estrada dá acesso a outros locais do concelho de Torres Novas, nomeadamente das freguesias de Brogueira e Alcorochel.
Mas esta situação põe de novo a nu a questão essencial:
Aquela estrada é a regra que domina. A Câmara Municipal de Torres Novas abandonou as aldeias do nosso concelho!
Abandona-as lentamente:
sem acessos, saneamento básico, despejadas de actividade socio-económicas, com um movimento associativo que sobrevive em dificuldades e refém dos subsídios municipais constantemente em atraso, com um generalizado decréscimo demográfico acentuado, extensões de saúde que encerram, etc...
as aldeias do concelho de Torres Novas são campos de morte lenta, abandonadas em redor das ilusões e do palmeirismo/ rotundista burguês da cidade.Tudo isto, com a cumplicidade silenciosa da maioria dos presidentes de junta, também eles dependentes da verbazinha anual atribuída.
Até quando esta situação?

10 canhotices:

Anónimo disse...

Este post só dá mesmo é para rir...

E e o que lhe dá aquele gostinho especial a tótózismo proto-caceteiro é o pormenor delicioso do "palmeirismo/ rotundista burguês"...

Ficamos a saber que rotundas e palmeiras é coisa do demo/capitalismo (cruzes credo canhoto, Deus nos salve)

Depois, claro, como até estamos perto de eleições, lá vem a violinada do PC sobre as "aldeias esquecidas". Esta gente sofre da amnésia profunda...tendo em conta o muito que tem sido feito nas nossas aldeias. Ou então não tem a decência de perceber que não há orçamento que chegue para levar a civilização a todo o vale e outeiro onde alguém decida montar um barraco!

E depois, ridículo mesmo, é o desfiar da cassete do costume apanhando boleia do caso de Casével. Então mas a autarquia tem de custear sozinha uma via que serve directa a maioritariamente uma localidade à responsabilidade da Câmara de Santarém?! Não percebe que o Flores está a chutar isto para canto a ver se o Rodrigues põe o dinheirinho todo? Assim não tem de se chatear com meia dúzia de scalabitanos na fronteira...!

Que Torres Novas tem responsabilidades, tem sim senhor, mas Santarém não tem menos. Ou então que Casével passe para o lado de cá, como aliás deveria ser.

zemanel disse...

Anónimo:

1 - Burguês,de burgo.
Vem no dicionário da língua portuguesa.

2 - Duvido que um municipio possa fazer obras em municipio diferente...Seria magnífico não?

3 - Duvido que o pessoal de Casével se queira mudar para Torres Novas. Aliás tenho a tenho a sensação que o pessoal de qualquer aldeia que faça fronteira com o concelho de Torres Novas ( dos municipios de Golegã,Alcanena, Ourém, Tomar, etc)) se recusará a pertencer a Torres Novas. Um dado elucidativo não?

Anónimo disse...

Não me diga que quando um comunista fala em "burguês" quer na verdade referir-se à terrinha... Eram escusadas tantas décadas de engano pá!

Ninguém falou em fazer obras em municipio alheio, mas em concertação e partilha de responsabilidades, que, neste caso, tem mais é que haver.

Um dado que é seu e só seu. De resto, não me parece que Casével tenha beneficiado grande coisa por pertencer a Santarém...

zemanel disse...

Concertação e partilha de responsabilidades?
experimente perguntar aos Presidentes de Câmara de Tomar, Golegã, Entroncamento, Santarém, Alcanena e Ourém (de diferentes partidos) que exemplos disso têm recebido de Torres Novas?

Anónimo disse...

Possas! O anti-Rodriguismo do PC torrejano é mesmo delirante...! Vai ao ponto de defender os interesses de presidentes de câmara alheios...curiosamente quase todos da direita...

Não venho aqui para desfiar informação, a quem não se dá ao trabalho de investigar, sobre quais as várias acções de parceria que Torres Novas tem praticado com outras autarquias, e muito menos daquelas que, indo ao encontro das necessidades das populações, sairam goradas por via do egoísmo e atavismo partidário de alguns desses autarcas. Informe-se e compreenderá que as autarquias vizinhas não têm sido assim tão mal-tratadas, ao contrário de Torres Novas.

Por outro lado, quando falo em partilha de responsabilidades neste caso falo lembrando que a ligação entre a estrada nacional e Casével não é toda da responsabilidade de Torres Novas. Sabia? Grande parte pertence a Santarém. Simplesmente, Santarém está-se BORRIFANDO para meia-dúzia de desgraçados que poucos votos dão, tendo em conta a despesa ali a fazer.

Esta manifestação não passa de uma manipulação desavergonhada de cidadãos ludibriados por um presidente de junta com a mesma cor do seu presidente de Câmara, a ver se poupam uns milhares valentes à custa de Torres Novas.

Mas claro, o PCP torrejano não zela pelos interesses de Torres Novas, prefere mandar mais umas bujardas ao Presidente da Câmara, pondo-se ao lado da população de Santarém!

Nada de novo, portanto, neste reino da má língua e tiro no pé.

Anónimo disse...

Meu Caro

O PC de Torres Novas não tem de se meter ao lado de ninguém excepto das populações que se propõe defender. Se há alguma coisa que António Rodrigues não faz é concertação e partilha de responsabilidades com os autarcas vizinhos com quem, alías, já várias vezes se incompatibilizou. E alguns ostentando mesmo o seu emblema político.
Mas como poderíamos esperar colaboração com os vizinhos, se António Rodrigues foje a sete pés de colocar à consideração dos dos Munícipes Torrejanos os projectos mais significativos que lhe parece útil levar a cabo.

Quanto às "violinadas " comunistas resultantes da proximidade das eleições desengane-se o ilustre escriba: o PCP e a CDU desde há anos que percorrem todas as freguesias do Concelho propondo para cada visita um tema que entende fundamental para o conhecimento e o desenvolvimento harmonioso do Concelho. Neste momento não há beco, casal ou ribeiro que não conheçamos em pormenor. Estamos em comdições de afirmar que,como nós, ninguém melhor conhece o CONCELHO onde VIVEMOS!
Preparem-se porque as Próximas Jornadas Autárquicas estão à porta.
Sabemos do que falamos e temos orgulho nisso! Por muito que nos caluniem e a alguns custe... mas sai-nos do corpo!

Zé do Telhado.

Anónimo disse...

Não não caro "Zé". Engana-se! O PCP precisa é de ter onde se agarrar para disparar. Não o condeno. É política! E o PCP é constituído por políticos. Ponto final.

Seja como for, parece-me que o PCP de Torres Novas deve já ter o suficiente com que se preocupar no concelho de Torres Novas, para se "propor defender" quem não os mandatou para tal (e nem o pode fazer). Simplesmente, o caso é mediático e dá jeito ir a reboque.

A história é simples:

A SIC (que é do PSD), vai a Casével (que é do PSD) atirar contra a Câmara de Torres Novas (que é do PS), esquecendo propositadamente que mais de metade da estrada é responsabilidade da Câmara de Santarém (que é do PSD), que apesar de ter já planeado a obra com Torres Novas (por insistência desta), deixou que a Junta de Casével largasse as feras na rua, para ainda poderem cascar em Torres Novas "em tempo útil". Assim dá ideia que a Junta conseguiu a obra por ter marchado à frente da população contra Torres Novas! Impecável, já viu? Ganhar votos por exigir uma obra a outra câmara, deixando a sua, da mesma cor política mas igualmente responsável, intocada! Isto é o que se chama Arte e Engenho, que sem dúvida ajudará a assegurar a junta por mais quatro anitos, e a própria Câmara pois então!

Mas cllllaaaaarrrooo! O PCP sempre junto das pobres populações, nem que sejam de concelho alheio, e arregimentadas pela direita contra os interesses de Torres Novas.

Oh amigo, claro que as "Jornadas Autárquicas" estão à porta!!! As da CDU, as do PS, PSD e companhia limitada! Qual é a surpresa?!

Anónimo disse...

Meu Caro

Infelizmente não conheço Jornadas Autárquicas nem do PS nem do PSD no nosso concelho. Venham elas homem, para não falarem de cor como o senhor! Mas olhe que eles não querem. Sabe porquê? dá muito trabalho e depois qual o interesse de andar ao pé da "arraia miúda"? Eles são uns Senhores!
E essa de esquartejar o território em domínios partidários e de afirmar que os comunistas daqui não podem apoiar acolá? É de cabo de esquadra. Se nós até nos afirmamos internacionalistas veja bem! Como é que nós podemos apoiar um trabalhador no estrangeiro e não podemos apoiar a população de Casével. Caso estranho que só o Supremo Tribunal pode esclarecer.
Então quando a população reivindica na rua o direito a ter uma estrada digna o Sr. trata-os por "feras"? estranho conceito de democracia.
A SIC é do PSD o Mirante é do PSD e as "feras" - para usar a sua terminologia - serão de quem? Dê-lhes lá um dono já agora...
Então, mas para quê tanta raiva ao PSD? ao longo dos anos não é com o PSD e com o CDS que o PS se tem aliado?

POPULAÇÃO DE CASÉVEL NÃO SE INTIMIDEM. LUTEM POR UMA ESTRADA EM CONDIÇÕES. O PCP está convosco seja o de Brgança, seja o de Torres Novas, seja ele qual for. A V. Luta é justa.

Zé do Telhado

Anónimo disse...

“Jornadas Autárquicas”, o “Passeio dos Tristes”, a “Grande Volta das Capelinhas”, o “Circuito das Mais Belas Tascas”… Olhe, chame-lhe um assobio! No fundo e no fim, é tudo a mesma parolice, todos a cumprem e reza mais ou menos da mesma forma: andar de mão estendida a tentar transmitir uma profunda e comovida cumplicidade ao cruzar o olhar com cada um dos anónimos, e encetar uma breve cavaqueira onde o político leva o anónimo a ter de concordar com aquelas lamechices brejeiras a que a resposta só pode ser “Sim senhor!”, “Tem toda a razão!”, ou “Você é que a sabe toda!”.

Lérias! Os comunistas torrejanos estão-se borrifando para Casével tanto ou mais que o próprio Moita Flores! Repito, o caso é mediático e contra o presidente da câmara de Torres Novas. Logo o PCP torrejano pega na marreta. É bordoada gratuita! Se são “internacionalistas” tenham vergonha na cara e deixem os terroristas fora do Avante e assumam-se contra o ditador Chavez e afins.

Ai as “feras”, coitadinhos. Este malandro a ofender as pessoas! E a democracia! Meu Deus, a democracia!!!!!!! Para um partido que faz purgas cíclicas junto de quem declina imutabilidades, glorifica figuras históricas responsáveis por verdadeiros genocídios e tem como referência um português que assumiu que em Portugal jamais haveria parlamentarismo… não sei o que será um conceito menos “estranho” de democracia para o PCP…!

Oh pá, “feras” como soltar o “circo”, ou um “ciclone”, ou as “tropas”. Mas eu faço-lhe a vontade: SOLTAR O POVO, AS VÍTIMAS, OS FAMÉLICOS DA TERRA! Mas lá que foram arregimentados e enganados pelo político lá do burgo, ai isso foram.

E termino: Povo de Alguidares de Baixo, luta pelo direito a um sanitário público nas festas de Nª Srª da Agrela. O PCP de Torres Novas está contigo!!!

Anónimo disse...

SR. Anónimo

Depois de perder a cabeça ainda vai perder o juízo.

Acalme-se! A discussão não merece tanto!

Zé do Telhado

Subscribe