CANHOTICES

...em Torres Novas, Ribatejo, Portugal. Do lado esquerdo da vida.

13.12.08

Onde está o PS de Torres Novas?

Publicada por zemanel |


Quem ler a imprensa local de Torres Novas lê com frequência notícias relativas a trabalho político do PSD, do PCP ( e da CDU, coligação eleitoral de que faz parte com Os Verdes, Intervenção Democrática e outros democratas Independentes) e do Bloco de Esquerda. Lê-se notícias de iniciativas, conferências de imprensa e comunicados onde estas forças políticas vão tomando posição e apresentando propostas para o futuro de Torres Novas. Naturalmente uns com mais qualidade e oportunidade que outros. Mas todos cumprindo o jogo da participação democrática.
Curiosamente nunca se lêem notícias de iniciativas desenvolvidas pela concelhia local do PS. O PS simplesmente não existe em Torres Novas – embora no plano autárquico desfrute de uma confortável maioria absoluta na Câmara Municipal, na Assembleia Municipal e ocupe a presidência de14 das 17 Juntas de Freguesia do concelho.
Com esta responsabilidade, o PS ausenta-se do debate político em Torres Novas.
Não se conhece qualquer projecto, proposta ou simples ideia que venha da concelhia do PS de Torres Novas. Dali não sai qualquer análise sobre a realidade local, regional ou nacional. Arrogantemente defendidos pela maioria absoluta, estão remetidos ao silêncio e ignoram o debate democrático das ideias.
A realidade é indesmentível: os dirigentes locais do PS, todos sem excepção, estão colocados debaixo do chapéu-de-chuva da sociedade unipessoal eleitoral de poder que dá pelo nome de “António Rodrigues”. Em nome desse legítimo projecto de poder ignoram conscientemente o debate democrático.
Pode esta questão ser irrelevante. Mas o PS é poder no país e em Torres Novas - sendo suposto que numa democracia dita normal, o partido do poder apresente as suas ideias à população.

Bem sabemos que aqui em Torres Novas, o PS se tem apresentado às eleições sem apresentação de programa eleitoral e que o eleitorado, pouco se tem importado com isso. Eleitoralmente o pragmatismo tem prevalecido sobre o debate das ideias.


Mas também é verdade que alguns dos dirigentes locais do PS eram ainda há poucos anos dirigentes locais de outros partidos e nessa altura, eram os maiores defensores do magistério supremo do livre debate democrático de ideias e agora parecem fugir desse debate como o Diabo da Cruz.
Em 1993, houve quem temesse que o PS tomasse conta e manietasse o “espírito livre e dinâmico” do então independente António Rodrigues. Chegamos ao fim de 2008 e ninguém tem dúvidas de que sucedeu precisamente o contrário e o PS de Torres Novas foi completamente absorvido pelas vontades do seu militante António Rodrigues.
Um dia, o PS em Torres Novas pagará por esta opção.

Paciência - não temos pena.

3 canhotices:

Anónimo disse...

"Um dia, o PS em Torres Novas pagará por esta opção"

Que frase mais estranha... e pouco inteligente...

Quer dizer, com esta "opção", o tal "PS" obteve 5 mandatos consecutivos, com duas ou três maiorias. Arrisca-se seriamente a renovar essa maioria por mais um mandato...

Eu diria que se alguém "pagou", e continuará a "pagar", pelas más "opções" políticas e sucessivos desaires eleitorais são os PC's e PSD's cá da terra, que não conseguem captar a confiança e o apoio da população. Ou será que o POVO (o tal do "jamais será vencido") é completamente estúpido e atrasado mental?

Que o PS esteja seco e vazio, é até possível. Mas a tal "opção" deu ao PS aquilo que ele nunca sonhou alcançar em Torres Novas e que não alcança em muitos bastiões do país. Certo?

zemanel disse...

Virá o dia em que António Rodrigues seguirá naturalmente o seu caminho. Como tem feito de forma inteligente ao londo da sua vida: caminho que não passará pelo PS de Torres Novas.
Nesse dia, caro anónimo, perceberá o que aqui se disse e que não há mistério aqui.
O poder é efémero...
Tenho dito.

Anónimo disse...

Amigo Zé, a vida política é justamente feita de altos e baixos. É isso que provoca a alternância, desejável em qualquer democracia.

Mau é quando os partidos se querem agarrar ao poder com tudo e dão as cambalhotas eleitoralistas mais inacreditáveis.

Não me parece que seja o caso. Em Torres Novas existe o "projecto rodrigues" (assim como em grande parte do poder autárquico existe o projecto pessoal deste ou daquele. Como sabe, localmente vota-se em pessoas e não tanto em partidos, por isso é que autarcas que mudam de partido levam os votos com eles). O tal "projecto rodrigues" tanto poderia sair do PS como do PSD. Foi uma questão de visão e de protagonismos há muito resolvidos.

Quando esse projecto se esgotar a democracia continuará e alguém deverá propor um novo projecto pessoal para os próximos 3 mandatos. Se é PS ou outra coisa qualquer logo se verá, sem dramas.

O PS não tem de querer alapar-se.

Subscribe