CANHOTICES

...em Torres Novas, Ribatejo, Portugal. Do lado esquerdo da vida.

5.12.08

Figuinhos para Belém

Publicada por zemanel |


Lê-se os jornais da terra e não se acredita. Todos referem os elogios que o Professor Cavaco fez durante a inauguração da biblioteca ao desenvolvimento do Concelho de Torres Novas. Dir-se-á que são palavras próprias da diplomacia. Pois seriam, se Cavaco não se tivesse entusiasmado e dito que Portugal precisa de mais concelhos como Torres Novas, elogiando o desenvolvimento e o emprego qualificado de Torres Novas.

Nem lido e relido se acredita.

Desenvolvimento exemplar? Então falemos do saneamento básico, da poluição no rio Almonda (ainda hoje um camarada meu lembrava a propósito disto, como seria interessante o Professor Cavaco visitar a vala das cordas), a degradação dos serviços de saúde,enfim...

...e sobre o emprego? Um concelho cujo modelo de desenvolvimento tem sido baseado na aposta em trabalho intensivo, pouco qualificado, baixos salários e assente nessa coisa única que é a tecnologia de empilhador! Um concelho onde proliferam os contratos a prazo, os recibos verdes e o trabalho temporário. Um concelho que nos últmos 15 anos assistiu ao encerramento, ao desmantelamento e à redução da actividade produtiva: lembramos as empresas metalúrigicas que praticamente desapareceram, a redução da actividade da Rodoviária, o desmantelamento do serviço de telecomunicações, a crise da "Fiação e Tecidos", o comércio tradicional mergulhado numa crise profunda.

Percebe-se que o Chefe de Estado queira ser simpático. Sobretudo para quem lhe deu uma cestinha com figos.

Não sabemos onde é que o Presidente da República foi buscar a ideia sobre este desenvolvimento bestial de Torres Novas. Ou quem é que lhe deu tais dicas.
António Rodrigues, depois desta visita presidencial, bem pode arranjar mais umas quantas cestas de figos para enviar para Belém. Mais: Com as voltas e reviravoltas da política à portuguesa, quem sabe se não poderemos ver António Rodrigues apoiar a recandidatura presidencial de Cavaco em 2011?! Acreditem, que esta possibilidade não é estratosférica de todo - a ver vamos.
Até porque, dizem as más línguas no Largo da Botica, não seria a primeira vez que António Rodrigues andaria entusiasmado a fazer campanha a apoiar Cavaco. E se isto que agora escrevi neste parágrafo, não corresponde à verdade, que me desculpem os dois: Cavaco e Rodrigues. Mas que no Largo da Botica dizem isto, lá isso dizem.
Concluindo:
Se o discurso de Cavaco, foi influenciado por alguém que lhe deu tais dicas, deixem-me dizer que isso não se faz. É muito triste ver um Presidente da República fazer figura de homem enganado.
Vá lá, essas coisas não se fazem, pá!
Nem ao Cavaco.


1 canhotices:

GR disse...

Só fez figura, o PR não se deixa enganar, tenta enganar-nos a nós!

GR

Subscribe