CANHOTICES

...em Torres Novas, Ribatejo, Portugal. Do lado esquerdo da vida.

30.12.08

De pé, de pé

Publicada por zemanel |


acabamos o ano com o som dos mísseis explodindo na Palestina assistindo ao espectáculo dos sanguinários. Mudamos amanhã de calendário, tal como fizemos há um ano, como fazemos todos os anos e sabemos, que 2008 ficará guardado na nossa memória, suspeitando que o ano novo que virá, já virá velho e revelho:
A desigualdade, a pobreza, esta pobreza dos que trabalham e produzem, vivendo do seu magro salário, o desemprego, a precariedade, a democracia degradada, a degradação da prestação de serviços públicos, continuarão assombrando os nossos dias.
Como assistiremos daqui, à derrocada do sistema financeiro que sustenta o Império, deixando para trás um rasto, um enorme rasto, onde se amontoam as vítimas inocentes de um sistema que é ele próprio causa e problema.

Destas coisas todas, o ano que dirão ser novo não será diferente: Novidades, nenhumas.
Mas anima-nos a vontade de querer construir e sabermos ser possível construir um mundo diferente. Sabemos de ciência certa que o amanhã não cantará amanhã: mas com confiança, empenhados em mantermo-nos deste lado certo da vida, junto da gente certa, isto é coisa para se mudar.

Na televisão, atrás de mim, agora mesmo em que estou escrevendo, continuam falando do horror e do massacre das bombas caíndo na Palestina. Vivemos o tempo dos falcões.

Entretanto, procuro um calendário novo, para os dias que virão, do ano que está chegando. É nele que assinalarei todos os dias !
Em 2009, todos os dias, serão dias de lutar e combater na minha rua e no meu bairro, como milhares, que digo, milhões, de outros homens e mulheres, farão no mundo todo! Será esta força e com esta força que construiremos uma Humanidade de Paz, Justiça e Igualdade.

Chamas-me daí, que me lês, sonhador, utópico, maluco! Não, não estou falando de quimeras, loucuras inantigiveis. Escrevo sobre a História dos Homens no Mundo, que sempre procuraram este caminho. Bem alto afirmamos, como na velha mas sempre renovada canção que todo o mundo conhece:

De pé, de pé, não mais senhores.

Subscribe