CANHOTICES

...em Torres Novas, Ribatejo, Portugal. Do lado esquerdo da vida.

...bem arrumadinhas e consertadinhas, debaixo de um rolo compresssor topo de gama para ficarem bem trucidadas. Palavra do Senhor Gonçalo Castilho dos Santos, boy do PS, secretário de estado de não sei do quê desta coisa a que alguns ainda conseguem chamar governo de Portugal.

Num país decente, este jovem depois do que disse ( ver aqui) na próxima segunda-feira, já estaria a responder a anúncios de emprego.

Uma lástima.

(...e não me venham dizer que foi lapsus linguae, que as declarações têm que ser contextualizadas porque eu vi com estes olhos o senhor a afirmar na TV três vezes isto mesmo e a realçar que estava consciente do que estava a dizer.)

31.10.08

Eis um vídeo porreiro, pá! E com tintins

Publicada por zemanel |

Apresentamos o vídeo de um primeiro-ministro preocupado com os problemas do mundo.
Um primeiro ministro porreiro, pá! Um homem de tintins...tintins? tintins?
vá lá, não sejam mauzinhos e não se ponham já a fazer graçolas com os ...(tenho que escrever outra vez?) ...tint... vá coisos..coisos do senhor primeiro-ministro.
Ora ponham lá o vosso ratinho AQUI, cliquem e carreguem no play

31.10.08

A dor de cotovelo do Dr. Soares

Publicada por zemanel |

Do que vos vou relatar, posso ser suspeito. Mas não escondo a minha opinião nem a minha indignação pela mais recente provocação de mau-gosto que Mário Soares fez a Álvaro Cunhal.
A coisa conta-se rápido.
Mário Soares visitou o Museu do neo-realismo em Vila Franca de Xira.
E não se conteve e lá debitou a cassete do costume. Mas para lá disso, conforme se vê no vídeo seguinte, armou-se em crítico de arte e foi por aí fora: Para Soares, Álvaro Cunhal nunca foi um escritor ou pintor- embora desenhasse bem.
Vivemos em democracia e felizmente todos podemos ter opiniões.
Cunhal, enquanto Manuel Tiago foi escritor. E há o Cunhal pintor, ou o Cunhal ensaísta, ou o Cunhal tradutor de Shakespeare, o Cunhal que prefaciou Ferreira de Castro. E nisto tudo, Álvaro Cunhal não terá atingido a excelência. Como escritor não terá merecido o Nobel e como pintor, não valerá como Picasso.
Mas ignorar que Cunhal foi isto tudo, e que o foi com um traço de qualidade no mínimo aceitável é revelador da personalidade de quem o ignora. Sobretudo porque Cunhal tendo sido tudo isto, foi ao mesmo tempo um lutador pela liberdade dos portugueses, com uma dura vida política clandestina, de entrega ao seu Partido e ao Povo português, com dezenas de anos de cárcere incluindo alguns em isolamento total.
Tudo isto, tudo junto, fazem de Cunhal mais do que um político. Embora nas coisas todas que se faz na vida, estamos a fazer política. E a arte de Cunhal era uma arte de intervenção política - mas com todos os elementos com que se considera algo como uma obra de arte.
Mas quando o DR Soares refere que Cunhal foi um apenas um "excepcional político" está a querer dizer uma coisa muito diferente.
Soares tem uma experiência bem mais curta. Culturalmente falando a sua mente brilhante nunca produziu nada além de fumaça...
Por isso bem sabemos qual é a ideia de Soares de querer reduzir Cunhal à sua dimensão de homem político.
Porque aí, Mário Soares, julga que fica mais próximo de Cunhal. Quer Cunhal na intriga partidária.Julga que de entre os dois é ele o vencedor da História. Mas se o muro de Berlim caíu , aquilo que vamos vendo da evolução do Mundo, até está longe de se confirmar Soares como o vencedor da história.
Soares, que é esperto, sabe que para falar de Cunhal tem que o reduzir. Fazer dele um mero actor político. Para assim, ele próprio se comparar perante as suas plateias de aduladores.
No fundo, Soares, quando fála de Cunhal, está sempre a ver o homem-político com quem fez aquele debate célebre na televisão em 1975.
Mas olhe que não, Dr Soares.
Álvaro Cunhal, nas suas múltiplas dimensões humanistas foi de facto uma das figuras centrais do século XX português. Foi muito mais que um homem reduzido à conspiração partidária.
Está de longe de ser intocável á crítica.
Viveu longe da perfeição.
Mas nem na terceira idade, precisou de andar a debitar idiotices e a revelar muita, mas mesmo muita dor de cotovelo.

Vejam o vídeo do MIRANTE TV



Nota final: os ingleses separam Policy da politic. Infelizmente o nosso latim não dá para tanto. Mas em jeito de remate diremos que toda a obra de Cunhal é Policy. Soares nunca saíu da Politic. E isso é algo que se nota que o aflige muito,sobretudo, nestes seus últimos anos de vida. Por isso os programas de televisão com Clara Ferreira Alves, as entrevistas a "leaders" mundiais... Em tudo isto Soares que mostrar a sua imagem de homem da Policy e não um mero homem da politic.

31.10.08

As perguntas são como as cerejas

Publicada por zemanel |

Pode alguém ser Marxista antes de Marx ter elaborado o seu pensamento?
Eis a pergunta que me surgiu depois de Saramago ter colocado no seu blogue
(clicar aqui) uma famosa questão de Almeida Garrett.

31.10.08

Coisinhas boas de Torres Novas

Publicada por zemanel |

MERENDEIRAS ( Broas ) À CANHOTICES
Já não se vêem pela cidade. Nas aldeias, ainda há quem ande por aí.
Chegados so finados, vem o 1º DE NOVEMBRO, Dia de Todo os Santos, dia de pedir os bolinhos.
Em Torres Novas, os "bolinhos" são essencialmente pequenas broas (de vários sabores) a que chamamos também merendeiras, o que na fonética torrejana sai muitas vezes como "brendeiras". Bem feitas, são muito saborosas e costumam ter boa saída. Por exemplo, o pavilhão de Santarém na Festa do Avante! não dispensa as broas de Torres Novas...

Receitas há várias. Se quiserem sigam esta que dizem ter uma carrada de anos:
Coloquem num tacho ( os tachos fazem sempre muita falta) litro e meio de café bem forte (das velhas), meio litro de azeite da nossa Serra ( este ano a azeitona deu pouco e um bocadinho graduado...); quinhentos gramas de açúcar louro; uma colher de sopa de canela e use a mesma colher para colocar erva doce e adicione uma pitada de sal - eu disse Sal, não caia nessa patetice gourmet da flor de sal...
Deixem ferver este preparado e imaginem que é o governo do país a desfazer-se numa massa compacta. Fervido o preparado durante um quarto de hora ( já chega para escaldar o Sócrates), deite 250 gramas de farinha de milho ( a amarelinha), deixem a massa ferver mais um bocadinho, coisa para três a cinco minutos. Retirem o preparado para um alguidar de barro e para finalizar, juntem ao preparado calmamente um kilograma de farinha de trigo, mandem a ASAE à fava e com uma colher de pau vão mexendo, mexendo, calmamente, sem pressa. Para pressas já temos o dia a dia.
Entretanto quando sentirem os ingredientes todos bem agregados deixem a massa descansar um pouco...Depois metam as mãos na massa ainda bem quente e formem as broas: façam pequenas bolinhas, pequenos canudos, etc...e enviem o vosso trabalho ao forno.
O tempo de cozedura das broas é relativo: Convém estarem bem cozidas mas nada de excesso para estarem fofinhas. Povilhem com açúcar branco e vão buscar ao armário uma garrafa de um licor caseiro para as acompanhar.

Também há no nosso concelho quem já ofereça bons aromas para acompanhar e com grande qualidade - procurem por exemplo uma casa de aromas de acompanhamento na pequena aldeia de Alqueidão, freguesia do Pedrógão. O stock da casa inclui também aromas da serra, óptimos para fazer infusões, o que também dá um acompanhamento cinco estrela,s embora em versão light.
É só ganhar: Visita a aldeia, deslumbra-se com a paisagem da serra d'aire e encontra estes aromas de acompanhamento das merendeiras n' O PEREIRO DE SANTO ANTÓNIO, que tem ligação à Internet se clicar AQUI .
Caso não tenha pachorra para fazer as meendeiras, aproveite a voltinha ao Alqueidão, vá pelo Pedrógão e Casais Martanes, atravesse o Casal da Pinheira e termine na Ribeira. Pergunte pela casa da ANTÓNIA AGUIAR - dá uma bela volta pelo concelho e compra do melhor que há em merendeiras / broas de Torres Novas.

31.10.08

ensaio sobre a tonteria

Publicada por zemanel |


O descaramento e o indecoro atingiram o limite.

É tempo de dizer que a representação do país é um assunto demasiado sério para ser entregue ao Sócrates e Companhia.

Agora, num momento em que se vive uma crise internacional gravíssima, na Cimeira Ibero-Americana o que foi o Sócrates lá fazer: vender o Magalhães.

Distribuiu a caixinha azul pelos presentes, dedicou seis minutos do seu tempo a elogiar a maquineta e num assomo de humor que fica sempre bem relembrou que até o Presidente Chavez já o mandou para o chão testando a resistência do Magalhães.

Falemos sério, que é tempo de falar sério.

A euforia e a obsessão pelo Sócrates começa a ser patológico. Primeiro tivemos que gramar com a propaganda em Portugal. Escusávamos era de ter um primeiro-ministro que não vê mais nada, não diz mais nada, não parece pensar em mais nada e ainda vai para as cimeiras internacionais fazer a triste figura do vendedor rasca com pinta de engraçadinho.

Uns falam dos problemas - o José assobia para o lado.

Conhecemos o estilo.

Resta uma esperança:

haverá algum país que nos queira comprar o pacote completo tipo - " na compra de 1000 Magalhães levam de oferta o Sócrates".

O dois em um perfeito.

30.10.08

The job

Publicada por zemanel |

Quem já passou pelo TEMPO DAS CEREJAS já deve ter visto este filme, legendado em francês. Cham-se THE JOB ( O Emprego) e a mim, que ando aí pela cidade numa Opel Campo de 1997 deu-me um gozo do caraças vê-lo...


The job
Enviado por trescourt

30.10.08

PETIÇÃO: para todos assinarmos!

Publicada por zemanel |

-Com a Corda na Garganta-
PETIÇÃO
PARA:
Assembleia da República
Os signatários, face à situação de crescente degradação das condições de vida, consequência directa do aumento significativo de um conjunto de despesas, entre as quais se destacam as resultantes da compra de habitação e,
Considerando que:
· as prestações com a habitação conheceram no últimos anos aumentos brutais, não acompanhados por valorização salarial;
· a par destes aumentos e sua consequência directa, os lucros líquidos dos bancos, entre 2004 e 2007, foram de 11.422 milhões de euros;
· esta situação representa uma profunda injustiça social.
Solicitam à Assembleia da República que desenvolva iniciativas com vista à redução das prestações pagas na sequência de compra de habitação, tais como:
· limitação do spread cobrado pela banca, que afecta essencialmente as famílias com mais baixos recursos;
· o fim da obrigatoriedade de comprar outros produtos (como sejam seguros, cartões de crédito…) aquando da concessão de crédito, cessando tais obrigações para todos os contratos em vigor;
· Efectivação da obrigatoriedade da banca pagar 25% de IRC e utilizar parte da verba para auxílio às famílias mais necessitadas.
E MUITO IMPORTANTE
endereço da petição:
(divulgar este endereço por todo o lado, por e-mail, boca a boca, etc...)

30.10.08

Tustos

Publicada por zemanel |


De facto, não se admite!
Agora veio a loucura dos 450 euros de salário mínimo!
Uma tonteria, uma loucura, o supremo desastre que vai destruir a nossa economia.
Noventa contos dos antigos, repito, noventa contos!
O que vão os desgraçados do povo léu fazer com tanto dinheiro? Para quê tanto dinheiro?
Mas então não estamos a falar de um salário mínimo?
E querem que se pague noventa conta contas!
Setenta continhos não chegam?
Se não dá para o bife dá para o toucinho!
Não dá para a casa, paciência! Nem todos podemos ser proprietários, sempre foi assim.
Não dá para a farmácia? Paciência. Façam caldinhos de galinha.
Se não der para a galinha, dá para o caldo knorr em água a ferver que o gosto é quase igual.
Não dá para a escola dos filhos? Os putos que aprendam um ofício, que doutores já aí há muitos, que raio de ideia, agora todos querem ser doutores.

Pagar oitenta e poucos contos é uma coisa. Agora um aumento de oitenta cêntimos por dia?
São mais cento e sessenta paus! Todos os meses!
Está-se mesmo a ver que o povo léu quer é um almocinho ao fim do mês num desses restaurantes, eternos fugitivos da ASAE, com lâmpadas fluorescentes, televisão ligada na TVI, toalhita de papel e dois pacotinhos de patê de sardinha e um de manteiga, mais 7 azeitonas raquíticas numa taça de gelado lascada, a fazer de entrada.
Depois pedem o prato do dia em meias doses, pedem vinho da casa, pedem doce da casa, tudo numa grande desorientação orçamental, pois claro!....No final, ainda são capazes de dar uma voltinha com a família, vejam lá!

E o patrão que se lixe, que tem que arranjar mais os oitenta cêntimos todos os dias.
É quase tanto como se obrigassem o patrão a oferecer o Record ou a Bola todos os dias ao pessoal – já agora era o que faltava…
A malta que tinha escravos, em séculos passados, também se viu em papos de aranha para solucionar o problema de pagar pelo trabalho: a culpa nasce aqui.
Quem foi o idiota que se lembrou de pagar pelo trabalho?
Dinheiro? O dinheiro não traz a felicidade.
Saúde, amigos, saúde é que é preciso. E acreditar muito em Deus Nosso Senhor, que melhores dias hão de vir para todos. Até para os patrões.
Ainda por cima esta coisa nem é obra do governo, foi maquinada na concertação social com os comunas da Inter. E já dizem que em 2011 temos que arranjar cem contos para essas bocas.
Cem contos! Em 2011?
Cem contos para um ordenado? Mínimo?
Abençoada seja a Manela que descobriu aqui uma coisita, para abrir a boca para criticar o Socas.

29.10.08

António Lobo Antunes com Mário Crespo

Publicada por zemanel |

para ouvir calmamente...

29.10.08

Ficção Científica?

Publicada por zemanel |

28.10.08

Um conselho

Publicada por zemanel |

Um conselho "Canhotices" e que vale o que vale:
- Consultar o RUA 25 de ABRIL que continua em permanente actualização.
É só clicar AQUI
(se não gostarem do conselho, paciência...)


Com o apoio e dinamização da Comissão de Utentes da saúde do Médio Tejo, as populações de Ribeira Branca e Meia-Via insistem na sua justa luta de exigência de cuidados médicos nas extensões de saúde das suas freguesias. Uma situação que se estende igualmente a alguns cidadãos da freguesia de Santiago.

Na próxima semana, 4 de Novembro, pelas 12 horas, entregarão no Centro de saúde de Torres Novas um abaixo-assinado que vai ser igualmente entregue no Ministério da Saúde e aos diversos Grupos Parlamentares.

Esta situação que se arrasta há dois anos não pode continuar!

Porque é grave para os utentes destas freguesias! Porque é grave para o Centro de Saúde de Torres Novas que se vê permanentemente sobrecarregado! Porque sobrecarrega o próprio hospital de Torres Novas!

É grave porque viola o principio constitucional do direito à Saúde!

Por isso este é um protesta que nos convoca a TODOS!

...Isto enquanto os poderes públicos locais e regionais permanecem no seu silêncio ensurdecedor!


28.10.08

Com a corda na garganta

Publicada por zemanel |


A Corda na Garganta não é inevitável!
Contra o garrote, protestar, protestar, protestar!
Amanhã há protesto. A sério e em força junto ao Ministério das Finanças, na Av. Infante D. Henrique (junto à Estação Sul e Sueste) " protesto de quem comprou casa e viu subir brutalmente a prestação a pagar ao banco."
Pela defesa da Constituição de Abril que consagra o direito à habitação.
E vale a pena seguir a luta do blog COM A CORDA NA GARGANTA .

Ver AQUI

26.10.08

Gato (pouco) fedorento!

Publicada por zemanel |


Mas o que é que se passa?
O programa desta noite confirmou as suspeitas das últimas semanas.
O Humor dos Gato Fedorento está como o Melhoral: Não faz bem, nem faz mal.
É agua com açúcar - com o pouco gosto que nos dão a desfazer-se depressa na boca.

Rapazes, então?

A CDU em Torres Novas, assume claramente, que é a alternativa! Quantos partidos políticos, seriam capazes de apresentar um projecto como o que a CDU apresentou na Sexta-Feira passada? Um projecto que assenta num modelo de desenvolvimento antagónico ao que tem sido seguido.
O projecto apresentado, " O Concelho precisa, a CDU propõe" é obra de um intenso trabalho colectivo de contacto com as populações e as instituições do concelho. Sendo que esse projecto é o resultado de quem percorreu o concelho de lés a lés, da Serra D´Aire ao Paúl do Boquilobo. Com a Coligação Democrática Unitária,


VIVEMOS JUNTOS,
DECIDIMOS JUNTOS!

De facto nem todos são iguais. Conforme podem comprovar clicando

24.10.08

Vale sempre a pena ler os textos do professor Bento

Publicada por zemanel |


(mesmo que não concorde com a última frase deste texto, o Professor Eduardo Bento interpela-nos...)

" (...) É tempo de pensar esta democracia doente antes que a democracia morra. Durante muitos anos houve na Europa preocupações de natureza social. Gradualmente os estados Têm vindo a relegar essas preocupações para a esfera privada e a limitar o seu papel. Menos Estado melhor estado, era o slogan de todos os propagandistas de um liberalismo sem freio. O Estado não tinha que intervir. Quando a minha empresa faliu o Estado não interveio; quando deizei de cumprir perante o meu endividamento o Estado veio em meu socorro. Mas quando os bancos ameaçam entrar em derrocada aí surge o Estado como pai protector. Todos os desmandos foram permitidos, porém , na situação presente, aqui D'el-rei, que o Estado tem que vir em socorro dos que provocaram a crise. E vimos onde chegámos. Ruínas de Empresas, estrangulamento de famílias, projectos de asas cortadas e um mundo sem horizontes nem vias de saída (...)
EDUARDO JESUS BENTO, in O ALMONDA 24 OUTUBRO 2008

23.10.08

O governo negoceia.

Publicada por zemanel |

"A nossa proposta de aumento salarial é de 2,9%.
2,9%.2,9%.2,9%.2,9%.2,9%.2,9%2,9%.2,9%2,9%.2,9.2,9%.2,9%.2,9%2,9%.2,9%.2,9%.2,9%.2,9.2,9%.2,9%.2,9%.2,9%.2,9%.2,9%.2,9%.2,9%.2,9%.2,9%.2,9%.2,9%.2,9%.2,9%.2,9%.2,9%.2,9 2,9%.2,9%.2,9%.2,9%.2,9.2,9%,9%.2,9%.2,9%.2,92,9%.2,9%.2,9%.2,9%2,9%.2,9%.2,9%.2,9%.2,9%.2,9%...

Então? Porque é que não chegamos a um acordo?"


Mexer nos arquivos do STAPE e da Comissão Nacional de Eleições on line, dá origem a alguma revelações bem curiosas.
Mexer nos resultados eleitorais, desvendar o que se esconde por detrás de tabelas e gráficos é uma daquelas tarefas que me dão algum gozo pessoal. Manias...
Falemos hoje do caso do MRPP nas eleições autárquicas de 1976.
O MRPP apenas concorreu para a Câmara de Torres Novas nesse longíquo e revolucionário ano de 1976. Nunca mais o MRPP apresentou candidaturas. O típico epifenómeno esquerdista e inconsequente.
A falta de candidaturas posteriores parece indiciar que o MRPP teve resultados negativos para a Câmara. Surpreendentemente o MRPP teve 459 votos no concelho de Torres Novas e uns gloriosos 2,8% ! Ficou em 4º lugar e à frente do GDUPS ( organização ligada à UDP e que tinha em Torres Novas uma organização razoável.)
Se nos lembrarmos que nas últimas eleições autárquicas o CDS teve 317 votos ( 1.60%) , não deixa de ser muito curioso o resultado do MRPP em 1976.
Nessas eleições para a Câmara o MRPP na Brogueira teve 41 votos e ficou a 5 votos do PPD (!); na Ribeira Branca atingiu os 4.69% e nos Riachos obteve uns gloriosos 73 votos com 3.5% da votação. Mas manda a verdae também dizer que o MRPP beneficiava da semelhança do seu símbolo com o do PCP.
Em tese, com estes números, o MRPP tinha tudo para crescer em Torres Novas. Mas passada a euforia revolucionária dos meninos rabinos , embrulhadas as bandeiras e deitados para o lixo, o livro vermelho de Mao, estes dados têm apenas um valor meramente arqueológico.

Mas há uma dúvida que fica e que não consegui descobrir na internet:
Quem liderava, afinal, a lista do MRPP em 1976 à Câmara Municipal de Torres Novas?
Quem é, o que foi foi e o que faz hoje? Estará ao menos vivo?

Por curiosidade ficam os nomes dos primeiros eleitos em democracia para a primeira Câmara MunicipaL de Torres Novas:
Pedro Manuel Natal da Luz - PS
Virgílio Altino da Costa -PPD/PSD
Carlos Trincão de Oliveira Marques - FEPU ( que daria origem à APU e depois à CDU)
Manuel Armando dos Santos Rodrigues - PS
Casimiro Gomes Pereira - PPD/PSD
Frederico Henriques Alexandre - PS
Manuel José Banito - FEPU


23.10.08

Punho erguido? para a banca não!

Publicada por zemanel |


O PS tem no símbolo o punho erguido.

Ao longo da história, o punho abre frequentemente para benefício da malta do costume...

Agora foi a mãozinha para a banca com esta história em que as famílias poderão "vender" as casas ao banco e pagar uma renda mais em conta.

Esta mistificação traduz-se no seguinte:

- as famílias, com a corda na garganta, aceitam por meia dúzia de euros libertar-se de um activo pessoal, manter um encargo fixo, e poderão recomprar ao fim de dez anos ao preço original da dívida!

- os bancos aumentam os seus activos, recebem a renda da casa, colocam as casas num fundo financeiro isento de impostos ( IMI entre outros), livram-se do risco do crédito mal parado e truque dos truques, apostam numa valorização a médio e longo prazo do valor do fundo...

Quem é amiguinho da banca quem é?

19.10.08

Jerónimo no distrito de Santarém

Publicada por zemanel |

Ler o RUA 25 ABRIL clicando AQUI

19.10.08

As tarambolas dão cambalhotas?

Publicada por zemanel |


João Quaresma Oliveira, advogado e miltante do PSD de Torres Novas, anima o seu blog TARAMBOLAS (www.tarambolas.blogspot.com). Ontem a propósito da recusa do vereador do PSD Nuno Santos em ceder o lugar ao PSD depois deste partido lhe ter retirado a confiança política, o Dr. João Quaresma escreveu no seu blog a sua teoria política da pertença de cargos políticos. Aliás manifesta uma posição com a qual concordo a 100%. Eis o que diz aqui o blog Tarambolas:
"Não posso porém concordar com o facto de um eleito por um partido politico afirmar publicamente que o seu compromisso é para com os eleitores e não para com o Partido que ajudou e contribuiu para o eleger. Nuno Santos com esta afirmação deu a entender que o PSD de Torres Novas enquanto partido politico foi um mero instrumento politico, que serviu os seus interesses de acesso ao poder e ao protagonismo público. Um qualquer eleito por um qualquer partido politico assume compromissos não só com os eleitores mas como também para o partido que o ajudou a eleger. Quem não quer assumir este tipo de compromissos candidata-se como independente e defende então os compromissos dos que o ajudaram a eleger enquanto tal." ( os negritos são do canhotices)

Estaria tudo bem, na minha modesta opinião, se em 24 de Outubro de 2007 (há menos de um ano!!! João Quaresma Oliveira a propósito do caso Luísa Mesquita /PCP não tivesse tido a opinião que teve, apresentando Luísa Mesquita como uma "mulher que não desarma") Eis o que escreveu João Quaresma Oliveira aqui:
"O PCP depois de tanta polémica decidiu, de vez, retirar a confiança política à deputada comunista Luísa Mesquita, tendo acusado a mesma de desreipitar principios estatutários e de violar compromissos politicos e éticos.
Tudo isto porque a deputada - eleita pelo circulo de Santarém - tem vindo a assumir uma postura de afrontamento e de confronto com o Partido.
O que é verdade é que a deputada comunista não desarma, pois nem suspende nem renuncia ao mandato que lhe foi conferido pelos eleitores do Distrito de Santarém.(...)Mas independentemente de tudo isto, o que sobressai neste processo da deputada Luisa Mesquita é o facto de o PCP ser ainda hoje um partido muito ortodoxo nas posições que toma, sendo que nos ultimos tempos muitos tem sido os processos disciplinares e muitas tem sido as "reformas" compulsivas impostas aos camaradas." (negritos do canhotices)
Como tenho o Dr. João Quaresma Oliveira como uma pessoa séria, das três uma:

1- Ou em menos de um ano reviu os manuais de Ciência Política e tem hoje uma opinião diferente sobre a titularidade dos cargos políticos.

2 - No Partido Comunista ( esse bastião estalinista...) os mandatos são dos eleitos. No PSD, são do partido.

3- Ou quando certas coisas nos batem à porta, até uma Tarambola é capaz de dar uma cambalhota, rezando a todos os Santinhos ( e não estou a fazer nenhuma piada com o vereador Santos) para que ninguém se recorde das posições anteriores e que davam um jeitão para atacar adversários políticos...

19.10.08

Em busca dos renovadores perdidos

Publicada por zemanel |

A comunicação social anda muito desgostosa. A cerca de um mês do congresso do PCP não há "sangue"!- e não é por falta de esforço...andam desesperadamente em busca de histórias escabrosas.
Depois da novela da "piscadela" de olho ao Bloco, da novela Agostinho Lopes, seguiu-se hoje o episódio Octávio Teixeira e a sua entrevista ao Rádio Clube Português e amplificada pelo Expresso e afins. Inclusive no site do Bloco de Esquerda.
Em primeiro lugar esclareça-se:
1 - as Teses estão neste momento em discussão ( num amplo debate por todo o país, procurando todos os militantes do Partido.)
2 - Os militantes do Partido têm voz para poderem discordar das teses no seu conjunto ou parcialmente. Aliás dada a extensão do documento que é público ( algo próprio de um partido que se afirma na concepção e na prática com Paredes de Vidro) é perfeitamente natural que num ponto ou noutro haja militantes que apontem discordâncias - podendo inclusive apresentar ao congresso propostas de alteração ( independentemente de virem a ser ou não delegados do congresso). Esta regra vale para todos os militantes, independentemente das responsabilidades assumidas no passado ou no presente e portanto vale igualmente para o militante Octávio Teixeira.
Mas afinal o que afirmou Octávio Teixeira, que tanto escândalo levantou:
"Nunca a Coreia do Norte foi considerada pelo PCP como um país socialista e não vejo razão nenhuma para alterar essa posição".
A minha interpretação pessoal é que o PCP nas teses mantém esta concepção. Por mim interpreto-o assim. Por mim assino por baixo, neste ponto as teses e subscrevo a opinião de Octávio Teixeira - sem espinhas!!!
Analisemos as teses:
Os jornais ( e até já o primeiro ministro o fez) têm citado frequentemente o seguinte parágrafo das teses:
"Importante realidade do quadro internacional, nomeadamente pelo seu papel de resistência à «nova ordem» imperialista, são os países que definem como orientação e objectivo a construção duma sociedade socialista - Cuba, China, Vietname, Laos e R.D.P. da Coreia" .~
Acontece que neste mesmo ponto das teses ( 1.3.14. ) o Partido Comunista Português sublinha:
"Independentemente das avaliações diferenciadas em relação aos caminhos e às características destes processos, e das interrogações e inquietações que nos possam suscitar, face à concepção programática própria do PCP de socialismo para Portugal, mas entendendo que não há modelos nem vias únicas para a construção da nova sociedade liberta da exploração do homem pelo homem, o PCP considera de fundamental importância reconhecer e assegurar o direito dos povos destes países a decidir livremente sobre o seu próprio caminho. É esse o seu interesse e o interesse da causa do progresso social e da paz em todo o mundo. "
O que as teses do Partido neste ponto pretendem realçar é que todos os países que afirmem como orientação a construção de uma sociedade socialista são imediatamente alvos de ataque do Império Americano, como se coubesse aos EUA esse magnífico e exultante papel de indicar aos povos do mundo o seu caminho. Ler uma parte do texto sem ler o restante e daí pretender concluir alguma coisa não é de todo um bom método de análise.
Mas este não é o local para discutir as teses do PCP!
Assumo-o e jamais tomarei aqui qualquer opinião até ao Congresso.
Abri esta excepção apenas e só para destacar a esta ânsia da Comunicação Social em busca de qualquer coisinha com sangue no PCP.
Enquanto os jornais continuam a discutir estas novelas, os militantes do PCP, distinguem e honram o seu partido como um partido militantemente diferente de todos: onde em centenas de reuniões, por todo o país se debate livremente, em todos os níveis, em todas as organizações, as ideias, as causas as convicções e as nossas práticas.
Confesso: Não consigo conceber a discussão das teses fora deste contexto militante.
Quando se chegar ao fim de novembro, ao Campo Pequeno, o essencial do Congresso está feito.
Porque o Partido Comunista Português foi, é e será, sempre, aquilo que os seus militantes quiserem que seja!
É assim que se faz um grande Congresso.
É assim que se afirma um grande Partido!

17.10.08

Torrejana canta no MADREDEUS

Publicada por zemanel |

Rita Damásio, uma das futuras vozes do MADREDEUS, nesta foto com os Além Mar
Parece que uma das novas vozes do MADREDEUS vem de Torres Novas. Esteve no rock dos cardilium, no projecto pop dos Além-Mar e em julho passado cantou uma morna com Tito Paris no Jardim das Rosas, aqui, nas Festas do Almonda.
Será que finalmente vamos ver um concerto do MADREDEUS em Torres Novas?

17.10.08

Rapidinha

Publicada por zemanel |

O diploma foi votado ontem na Assembleia da República, entrou no Palácio de Belém às 2 da tarde e às duas e meia da tarde, estava assinado.
Cavaco orgulhoso assume o record!
(abençoada velocidade que assegura que na próxima segunda-feira, todos os bancos estejam abertos)
A banca além de receber um cheque em branco, tem direito a correio azul legislativo
Dispensou-se unidades de missão, grupos de estudo, task forces, a sociedade civil etc - todas as tralhas que os governos inventam para empatar.
Ainda há quem duvide que o poder político está subordinado ao poder financeiro.
Entretanto, os do costume, pagam tudo.

12.10.08

A senhora até já tinha o discurso feito

Publicada por zemanel |

e afinal os suecos baldaram-se com o Nobel.
Vale a pena ler ISTO.

12.10.08

Da seriedade do Provedor do Jornal O PÚBLICO

Publicada por zemanel |

O Público "errou". Mas não quis assumir o seu erro e ocultou o desmentido público.
Porque interessava manter de pé a mentira?
O Provedor do Público, Joaquim Vieira, acabou por ser confrontado com a situação.
E demonstrou na edição de hoje, aqui, a seriedade com que exerce as suas funções.

12.10.08

Músicas de todos os Povos, Todos os Tempos

Publicada por zemanel |

Atenção: avisamos que este tema musical não é de todo do IKEA!

11.10.08

A Invasão da sala de visitas

Publicada por zemanel |

Torres Novas, Praça 5 de Outubro, 11/10/2008 (Foto Canhotices)

Torres Novas, Praça 5 de Outubro, 11/10/2008 (Foto Canhotices)

...Sábado de chuviscos, passeio matinal pela cidade.Chegar à Praça 5 de Outubro e ver a sala de visitas da nossa Cidade, invadida por um Stand de automóveis.

Desconheço o tipo de acordo envolvido na ocupação deste espaço público da nossa cidade. Não sei se a Câmara recebe contrapartidas pela cedência da Praça.Mas isso até é o que menos importa.A invasão da sala de visitas não tem preço - e não me venham com a desculpa que a Praça está para entrar em obras...

A autorização da presença de um Stand de Automóveis no tabuleiro da praça é reveladora da mentalidade e do valor que esta Câmara atribui à ocupação dos espaços públicos.

Depois do stand, o que se segue?


11.10.08

Almocinho anual

Publicada por zemanel |

No passado 5 de Outubro, a Câmara de Torres Novas voltou a comemorar o Dia do Idoso.
Contam os jornais locais que terão participado num mega almoço cerca de 1800 idosos de todo o concelho.
Antes tinha havido missa para o povo, desrespeitando os mais elementares príncipios da ética republicana da separação do poder político da religião - um desrespeito à ética republicana feito a 5 de outubro...repito, era 5 de Outubro, caramba!
Além do mais, nunca é de mais lembrar que esta Câmara lembra-se dos idosos todos os anos no Outono com a festança do costume, igmorando os seus problemas o resto do ano.
Por exemplo, durante o ano que passou, alguém da maioria PS, se lembrou dos utentes da saúde (maioritariamente idosos) das freguesias de Ribeira Branca, Pedrógão e Meia Via que tiveram que se deslocar de madrugada ao Centro de Saúde de Torres Novas?

11.10.08

as entrevistas não poderiam ser sempre assim?

Publicada por zemanel |

Foi ontem à noite na Sic - notícias: Mário Crespo com António Lobo Antunes.
Uma entrevista que se perdeu. Ficou a conversa entre dois homens, falando das coisas simples da vida.
Mérito para eles, que nos deixaram assistir ao seu diálogo.
Surpreendentemente interessante.

8.10.08

Da justiça

Publicada por zemanel |

José Saramago foi hoje homenageado pelo Partido Comunista Português.
Porque as convicções estão vivas.
E permanecem as razões todas para lutarmos por uma sociedade de homens livres, uma sociedade justa e solidária, numa terra sem amos.
Simples mas merecida a pequena cerimónia no Vitória. Onde há dez anos, Saramago também se deslocara para estar com os seus camaradas. Demonstrando que não precisou de abdicar dos seus ideais para receber o Nobel.
Jerónimo de Sousa, lembrou o discurso de Saramago na Academia Sueca e afirmou:
"No discurso de há dez anos, na Academia Sueca, José Saramago disse: «A voz que leu estas páginas quis ser o eco das vozes conjuntas das minhas personagens». Poderíamos acrescentar: «E essas vozes conjuntas são um eco do povo, dos trabalhadores, dos imperfeitos humanos que constroem a história»." Referindo-se à situação actual do Mundo, o secretário geral do PCP acrescentaria que: "Abaladas estão todas as profecias do fim da História da humanidade, do capitalismo como fase terminal da organização da sociedade humana. A luta, particularmente a luta organizada, o papel e o lugar dos partidos comunistas, em cooperação com as força sociais e políticas de progresso e anti-imperialistas, estão colocados como uma necessidade objectiva."

A sessão de hoje contou ainda com a voz de Carlos do Carmo que cantou o poema de Saramago "Aprendamos o Rito".

 Carlos Do Carmo - Aprendamos o Rito

8.10.08

Outubro

Publicada por zemanel |

Aldeia da Meia Praia, Lagos
Outubro 2008
Foto Canhotices

8.10.08

Saramago, 10 anos passados

Publicada por zemanel |


Parabéns ao homem, que nasceu junto do nosso Almonda
Parabéns ao militante

das letras livres

(saltitando de palvra em palvra)

da Humanidade e das coisas todas vivas

do Mundo

da Paz

da Fraternidade

da palavra dura e fria

homem do olhar triste,


eterno pessimista ,
para que nós nunca o sejamos.

8.10.08

JOSÉ SARAMAGO: 10 ANOS NOBEL

Publicada por zemanel |

7.10.08

Miguel Esteves Cardoso fala da blogosfera nacional

Publicada por zemanel |
7.10.08

Perguntar não ofende

Publicada por zemanel |

Será que se o MAGALHÃES tivesse sido lançado por um governo do PSD, o primeiro-ministro de Portugal andaria por aí a distribuir nas escolas,

PACHECO PEREIRA 'S?


7.10.08

Pois não

Publicada por zemanel |

Um terço das pme's não pagou subsídio de férias. E garantem não conseguir pagar o subsídio de natal. Muito dos PME´s são trabalhadores que estão igualmente a ser castigados com isto. Os salários em atraso disparam. A precariedade aumenta. A emigração voltou a ser a resposta ao desemprego.
Definitivamente,
não são os ricos que pagam a crise.

7.10.08

O Capital em 2008

Publicada por zemanel |

Teixeira dos Santos, ministro das finanças da pátria, disse que estão garantidos os interesses dos depositantes dos bancos...

Diário de Lisboa em março de 1975

7.10.08

Série MALTA QUE AFINAL SABIA UMAS COISAS 1

Publicada por zemanel |


6.10.08

Dilema

Publicada por zemanel |

Num lugar qualquer da europa.
Eis o funcionário do banco na sua rotina. Aquele que está na agência, atrás do balcão.
Imaginemos, pois o bancário, homem ou mulher, tanto faz.
Hoje no fim do dia de trabalho.As contas conferidas: os saldos médios, as livranças, as letras, os cheques devolvidos, os cheques pagos, as ordens de compra e venda de acções.
Desliga o computador. Os números desaparecem do ecran.
Fecha a porta do balcão. Despede-se dos colegas.
Diz:

Até amanhã?

6.10.08

A história segue o seu caminho?

Publicada por zemanel |

Foto Canhotices

Do poeta comunista MANUEL GUSMÃO:

"É necessário elevar a compreensão de que é a mesma política, ao serviço dos mesmos interesses e objectivos, que se lança numa ofensiva global contra os direitos do trabalho e os direitos económicos e sociais em geral, aquela pela qual o Estado se demite das suas funções sociais e culturais e aquela que vai generalizando as limitações dos direitos e liberdades civis e políticos, enquanto prepara desde há anos um ataque legislativo á própria democracia representativa em termos de manipulação das leis eleitorais, visando romper ou contornar o princípio democrático e constitucional da proporcionalidade e corrompendo a fidedignidade e a autenticidade da representação.

É necessário compreender e alargar a consciência social de que a política de direita não é inevitável, não é uma fatalidade a que o povo português esteja amarrado. O que implica compreender que a única maneira de assegurar a sua efectiva derrota passa pela elevação da luta como raiz da experiência social e da consciência política.

Por objectivos concretos e imediatos, por direitos e conquistas, pela liberdade e pela democracia, somando e multiplicando grupos e sectores, essa luta coloca como seu horizonte a necessidade de uma ruptura democrática com a política de direita.

Mais tarde ou mais cedo, colocar-se-á a questão da alternativa política. È óbvio, ou deveria sê-lo, que uma alternativa política só efectivamente o é se for o instrumento de uma política alternativa, e não uma mera colecção de estados de alma, de votos piedosos ou de fogo de artifício de cobertura á rendição da social-democracia. Uma política alternativa terá necessariamente de ser uma política de ruptura democrática com a política de direita. Esta ruptura é democrática porque reclamada pelos trabalhadores e o povo, servirá os seus interesses. É democrática porque precisamente se opõe aos eixos fundamentais da política de direita, que são factores de degradação da democracia.

Na hora presente, a luta por uma ruptura democrática com a política de direita é a orientação unificadora fundamental do nosso combate actual. Ela supõe o trabalho e a luta para que a grande maioria dos intelectuais resista, lute e se alie ao conjunto de todos os outros trabalhadores. Esta necessidade de convergência é entretanto mais funda e mais perene. Ela própria ajuda a compreender que a luta actual é, simultaneamente, parte do combate mais longo por uma democracia avançada e pelo socialismo. Ou seja, a luta por uma ruptura democrática com a política de direita é, ao mesmo tempo, a luta e o caminho pela afirmação de uma política alternativa e pela construção de uma alternativa política, assim como uma batalha do combate pela democracia avançada. "

Ler texto integral aqui


6.10.08

Quês?

Publicada por zemanel |

Que dizer da explosão da crise financeira na europa? Que mais dizer?
Que dizer do crash bolsista de hoje? Que dizer do Estados a salvarem o capitalismo com o dinheiro dos contribuintes?
Que dizer dos estados que afinal descobriram dinheiro, inventaram dinheiro para salvar o capital?
Que dizer de um ministro das finanças que diz que haja o que houver...os depósitos dos portugueses estão salvaguardados?
Que dizer mais disto tudo que se tem visto e que mais se verá?
Uma semana apenas em que não estivemos por aqui.

Subscribe