CANHOTICES

...em Torres Novas, Ribatejo, Portugal. Do lado esquerdo da vida.

24.8.08

Atira-te ao mar e diz que te empurrarem...

Publicada por zemanel |

Pinho pede ajuda a Phelps para não se/nos afogar!

23.8.08

O Glorioso. Essa é que é...

Publicada por zemanel |

Depois das medalhas da Vanessa Benfica Fernandes, do Nélson Benfica Évora, veio a medalha de ouro do futebolista argentino que joga no...Benfica!
São papoilas saltitantes:
Mai-nada pá!

Publicada por zemanel |


Nélson Évora
Triplo Salto, Salto em Comprimento

Nasceu na Costa do Marfim, de origem cabo-verdiana e naturalizou-se português em 2002Idade: 24 anosAltura: 1,85mPeso: 70 kg2ª participação nos Jogos Olímpicos (Jogos Olímpicos de Atenas2004)
Nélson Evora, que por duas vezesno início de 2008 melhorou o recorde nacional do triplo salto em pista coberta, foi eleito este ano Atleta do Mês pela associação europeia de atletismo (EAA). Os resultados da escolha feita pela EAA referem o campeão mundial de Osaca2007 como o melhor no sector masculino.
O saltador do Benfica, que também tem resultados de grande qualidade no salto em comprimento, é um dos favoritos para os Jogos Olímpicos de Pequim 2008 .
Outros resultados:
2008
3º no Mundial de Pista Coberta (Valência) : 17.27 (Triplo)
Campeão Nacional de Pista Coberta : 16.89 (Triplo)
2007
Campeão Mundial em Osaka : 17,41m, X, 17,74m, - , X, 17,39m
5º no Europeu de Pista Coberta em Birmingham
1º na Taça da Europa em Triplo salto e Salto em comprimento
2006
4º no Europeu de Gottenburgo
1º na Taça da Europa - Triplo salto e Salto em comprimento
6º no Mundial de Pista Coberta em Moscovo
2005
3º no Europeu de Sub-23
2004
Participação nos Jogos Olímpicos apenas com 20 anos
2003
bi-Campeão Europeu Juniores Triplo salto e Salto em comprimento
2001
Campeão do Festival Olímpico da Juventude Europeia (FOJE) em salto em comprimento

21.8.08

Torres Novas na RTP Memória

Publicada por zemanel |

Esta noite fui assaltado pela surpresa. Todas as noites, ao principio da madrugada a RTP MEMÓRIA transmite um evento desportivo passado. Hoje, de madrugada, saíu um jogo de 1992 entre as selecções principais de Portugal e Espanha realizado no nosso Estádio Municipal. Uma grata recordação para quem como eu, vi o jogo ao vivo - com o Estádio cheio. Um jogo onde jogaram algumas das melhores trutas do futebol mundial da altura: Zubizarreta, Michel, Butragueno ( que saíu lesionado com uma cacetada do Peixe. Por Portugal a grande vedeta era Futre, acompanhado de João Pinto ( o mítico defesa do Porto), Oceano, Paneira, Cadete entre outros. A dar os primeiros passos na selecção estavam Vítor Baía, Fernando Couto, Rui Bento, Peixe e João Viera Pinto - apresentado nesse jogo como João Pinto II. Foi bonito. Estádio cheio, Tocha Olímpica acesa, o pano a lembrar Timor, etc..No inicio dos anos 90 decorreram neste estádio jogos importantes. Inclusive um Boavista-Parma para as competições europeias ( por interdição do Estádio do Bessa). No Parma, nessa época jogava o guardião brasileiro Tafarel e os craques Brolin e Asprilla. Em 1992, este jogo veio para Torres Novas, porque à frente do Clube Desportivo estava um jovem dinâmico que queria fazer muitas coisas. Perceber-se-ia porquê. No ano seguinte, candidatou-se à Câmara pelo PS e vencendo com cerca de 90 votos de diferença, o jovem António Rodrigues iniciou (oficialmente) o seu percurso político.
Foto: Site do Clube Desportivo Torres Novas
(www.cdtn.pt)
Escusado será dizer que desde então nunca mais se viu um jogo desta importância no nosso Estádio. Por falta de interesse de quem?
Infelizmente, passados que são quase 20 anos, o Estádio que se modernizou nessa altura, nunca mais viu obras. Infelizmente, o campo de treinos do Estádio, onde jogam as camadas jovens é um autêntico quintal mal amanhado sem condições para as crianças nem para os assistentes. Que dirá disto o autarca -dinossáurio, campeão eleitoral de maiorias absolutas, que um dia foi o jovem, dinâmico e irreverente dirigente desportivo desta cidade?
Já agora, aqui deixo a equipa amarela do Clube Desportivo que jogava em 1992 e que subiu à 2ª divisão nacional:

Legenda: 1ª Fila em cima da esq. para a direita: Ernesto; Nico; Paz Miguel; Chico Torres; Alho; Mendes; Campinas; Paulo Rousseau e Paulo Ferreira. Pela mesma ordem ao meio: António Rodrigues (Presidente do Clube); Mário Dias (Dep. Fut.); Duarte; Piranga; Salvador; Brasília; Mário Ruas (Tr. Principal); Bubu; ?; Chico Silva; Dr Vítor Dinis (M édico do Clube); António Nobre (Téc. Equip.) Sentados pela mesma ordem: China; Jorgita; Pedro Canhoto; Edmilson; Bolão; ? e Egídio e ? (Massagista)

Fonte: Mário Ruas in http://formareducarcompetir.blogspot.com/2007_10_01_archive.html

20.8.08

Para o blog CANTIGUEIRO, que hoje fez um ano!

Publicada por zemanel |
20.8.08

O verdadeiro artista

Publicada por zemanel |

a propósito de desporto à portuguesa, já há alguns anos que o Herman ( o único) já desencantava artistas de alto calibre!

20.8.08

Medalhas

Publicada por zemanel |

Nestas Olímpiadas, houve um moço português que desabafou à comunicação social que de manhã estava-se bem era na caminha. Foi infeliz, mas sincero, prontos.
Já agora quantos portugueses que se indignaram conhecem ao menos a modalidade que o rapaz pratica?
Há coisas que não se pensam em voz alta: não.
Mas sejamos sinceros: Este país aposta no desporto? alguma vez apostou no desporto?
Vejamos isto de vários ângulos.
Há uma geração que nunca praticou desporto. Está na 3ª e 4ª Idade. A gente vê os nossos velhotes e geralmente o que vê: colunas tortas, pernas mancas, bocas desdentadas, uma infinita tristeza nos olhos...E a conversa? " O doutor não me manda fazer o Tac, já tenho aqui as minhas análises, vou pesar a minha atençaõ e se deus quiser vou amanhã para a caixa às quatro da manhã, para apanhar vaga com uma doutora que tá lá, que diz que é muito boa..."
Claro que os velhotes europeus também adoecem e morrem:
Mas quando os vejo por aí, dá-me sempre ideia que morrem com o ar saudável de quem praticou e ainda pratica desporto. E apostam numa vida saudável.
Entretanto os tempos mudaram. Mas há uma política desportiva neste país?! Olhem para a comitiva olímpica e o que vemos:
-ausência absoluta dos desportos colectivos;
-alguma organização no Judo ( para cuja prática basta um salão de baile de aldeia e uns colchões...);
-uns records na natação
- uns fogachos no atletismo ( fizeram-se não sei quantos estádios para o euro e ninguém se lembrou das pistas! incluindo em Alvalade onde dizem respeitar o Professor Moniz Pereira);
-uma triatleta excepcional (mas sem que haja uma verdadeira Escola que lhe dê continuidade, tal como sucedeu com o Atletismo com a Rosa Mota e Carlos Lopes)
e há o resto...
sendo que o resto é um conjunto de atletas e dirigentes, que viajaram até Pequim, e de repente se viram num mundo altamente competitivo e que verdadeiramente desconheciam - com as consequências indesculpáveis mas previsiveis :
deslumbramento! desresponsabilização! desconcentração psicológica!
Deve-se exigir mais. Indiscutivelmente.
Mas antes de pedirmos outra atitude aos nossos atletas, devemos ser totalmente justos!
Devemos exigir a quem nos governa que comece a pensar numa política desportiva a sério.Uma política desportiva que não se limite a atribuir bolsas olímpicas, assobiar para o lado e esperar que caia uma medalhita ou outra. E quando isso não sucede, paciência, vamos embora, venham outros, que o nosso já cá canta!
Queremos medalhas.Queremos medalhas!
As medalhas chegarão.
Mas não virão com o D. Sebastião - até porque consta que o moço virá pela manhã...
Elas só virão quando Portugal quiser apostar a sério no desenvolvimento cultural e desportivo do Povo. Quando a cultura e o desporto estiverem ao serviço do povo!
E curiosamente, nessa altura, quando essa época chegar, as medalhas serão um bem - mas o menos valioso de todos!

20.8.08

Resmungões

Publicada por zemanel |

90 % dos portugueses andam a resmungar com a falta de medalhas dos nossos atletas de Pequim. Como se fosse normal, nalguma actividade deste país, termos direito a medalhas!!! Como se não fosse normal termos potências como o Togo (e outras) a terem níveis de sucesso no mundo como o que nós temos no desporto!!!!
Ó pessoal: tenham calma. A malta foi à ìndia e ao Brasil - mas isso foi há 500 anos. E mesmo assim, deleitámo-nos ( as elites, as elites) a derreter as novas fortunas. Que nunca serviram para desenvolver o país.
Vá lá pessoal descontraiam. Afinal quem é que liga verdadeiramente ao desporto no nosso país?
Futebol sim, Futebol sempre!
Importante, importante é saber se a selecção ganha às ilhas faroé...

12.8.08

Estatuto e Competências dos Governadores Civis

Publicada por zemanel |

Conheça o estatuto e competência dos Governadores Civis em Portugal:

Pergunta:
Alguém me diz, em que ponto do Estatuto, são atribuídas ao Governador Civil competências para avaliar a Gestão de uma Unidade de Saúde?

12.8.08

Perguntar não ofende

Publicada por zemanel |

Na página oficial do GOVERNO CIVIL DE SANTARÉM é possível ler e ouvir o Sr Governador Civil de Santarém "felicitar a boa gestão do Centro Hospitalar do Médio Tejo."
Sendo desnecessário relembrar aqui que o Sr. Governador Paulo Fonseca parece que faz parte da organização dos templários em Portugal, ( pelo menos foi fotografado enquanto tal) ; que nessa associação é dirigido pelo sr Presidente do Conselho de Administração do Médio Tejo DR Andrade e sendo assumido que tal organização a nível internacional tem como uma das suas finalidades fazer lobby;
Pergunta-se:

Quais são as competências do Governador Civil, no quadro legal-administrativo português, na área da gestão das unidades de saúde?
Ligação para a web page do Governo Civil de Santarém:

11.8.08

O Templo no Médio Tejo

Publicada por zemanel |

Sabia que:

-Existe em Portugal uma organização que pretende recriar a Ordem dos Templários - os seus elementos organizativos e os seus valores de acção denominada OSMHT - PRIORADO DE PORTUGAL e pertence internacionalmente à " Ordo Supremus Militaris Templi Hiérosolymitani ".?

- Esta organização pode ser visitada na Internet na página ?
http://www.lusofilia.eu/OSMTH-Portugal/

- Sabia que "Por iniciativa do Dr. António de Andrade, a “OSMTH-Ordo Supremus Militaris Templi Hierosolymitani”, também conhecida como Ordem Soberana do Templo de Jerusalém, celebrou em 2007, na Igreja de Vila Nova da Barquinha, as suas cerimónias de primeira apresentação pública em Portugal e de elevação a Cavaleiros dos seus primeiros membros. A Ordem do Templo investiu dez cavaleiros nacionais numa cerimónia realizada sábado em Tancos. Desta forma, os Templários quase 600 anos após a ordem ter sido extinta em Portugal, regressam a Almourol e a Portugal..." ?- conforme se lê no site.

-A “OSMTH-Ordo Supremus Militaris Templi Hierosolymitani”, também conhecida como Ordem Soberana do Templo de Jerusalém, ou em inglês, SMOTJ-Sovereign Military Order of the Temple of Jerusalém, é uma associação internacional de Grandes Priorados Nacionais e autónomos, cujos objectivos são a preservação dos locais sagrados ao redor de Jerusalém, Trabalhos de Caridade, Lobby e Intervenções Diplomáticas ?- conforme se lê no site.

- Sabia que à frente do Priorado de Portugal está o Dr. António Andrade - presidente do Centro Hospitalar do Médio Tejo?

-Sabia que se visitar o referido site com alguma atenção vai ver fotos ( com fatiota templária e tudo) de algumas caras conhecidas da nossa região, designadamente: Dr. Paulo Fonseca ( antigo candidato à Câmara de Ourém pelo PS e actual governador Civil de Santarém); Dr. Nelson Baltasar ( antigo secretário de estado da saúde, antigo governador civil e actualmente deputado do PS na Assembleia da república)?...

-Sabia que o substituto do Dr António Branco à frente da Administraçaõ Regional de Saúde Lisboa e Vale do Tejo, que se demitiu sexta feira passada, é o Dr. Rui Portugal, presidente da direcção da Associação MÉDICOS DO MUNDO - http://www.medicosdomundo.pt/?
-Sabia que, segundo o site da associação o vice Presidente da Associação MÉDICOS DO MUNDO é ...o Dr...António Andrade?

Disclaimer de responsabilidade: O CANHOTICES limita-se neste post a referir factos comprovadamente verídicos e com recurso a fontes identificadas no post. Em Portugal existe o direito à livre associação e organização, liberdade de pensamento pelo que o blog Canhotices nada tem a apontar quanto à legalidade, legitimidade e honorabilidade das Associações e das pessoas individuais aqui referidas. Reafirmamos, não ter qualquer tipo de reserva quanto à honra, bom nome, competência profissional, humanismo ou outras qualidades das pessoas individuais e colectivas aqui envolvidas. Os comentários a este post seguem a regra geral do blog Canhotices: Serão todos automaticamente e por defeito publicados, podendo ser apagados quando lidos pelo administrador do blog se forem considerados ofensivos.

Em 1988 ( um glorioso tempo em que as meninas tinham cabelos no volumosos e enchumaços nos ombros), as Olímpiadas foram até Seoul. A Rosa Mota arrecadou Ouro e descobriu-se a batota do canadiano Ben Jonhson. Mas para mim, Seoul´88 é a prova provada que aos 15 anos se pode curtir pepineiras como o Hand in Hand. As horas que foram gasta a ouvir isto no leitor-gravador de cassetes, por onde passou toda a pior pirataria musical que se pode imaginar.

9.8.08

e o céu tão perto

Publicada por zemanel |

Face à Conferência de Imprensa de 6 de Agosto e à demissão noticiada hoje do Dr. António Branco a Comissão Concelhia de Torres Novas emitiu um Comunicado que pode ser lido na "RUA 25 DE ABRIL":


Uma vitória importante para Carlos Lopes, para Portugal, para o atletismo português, para ..., etc, etc,etc. Para mim será sempre recordada como a primeira madrugada (e ainda por cima autorizada superiormente!) em frente à televisão!

8.8.08

Já assinou preto no branco ?

Publicada por zemanel |



António Branco, médico de Torres Novas, ter-se-á hoje demitido do cargo de Presidente da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, alegando razões pessoais. Nomeado para este cargo, pelo antigo ministro Correia de Campos, o seu mandato foi caracterizado por diversas polémicas, nomeadamente na zona do Médio Tejo. Cumpridor fiel das directrizes emanadas do governo socialista, a sua actuação não deixará particularmente saudades. Em nossa opinião, claro. Relembre-se só de passagem, as confusões com a Pediatria, com a qualificação e encerramento de urgências, a falta de médicos nas extensões de saúde...
O seu último grande acto público, terá sido porventura, a visita ao Centro Hospitalar do Médio Tejo , tendo na altura realizado uma conferência de Imprensa colectiva com o governador civil de Santarém e com o Presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Médio Tejo, onde terá tentado defender o Conselho de Administração das acusações de possível perseguição aos funcionáros do Centro e veiculadas em quase toda a comunicação social da região.
Desde já realça-se que neste acto de avalização do comportamento do Conselho de administração não esteve só: o representante do Governo no distrito acabou também por assumir as dores do Conselho de Administração.
Sobre este assunto, recorde-se que o PCP de Torres Novas tomou uma clara posição pública que se encontra disponível no blog "RUA 25 DE ABRIL" :

As lágrimas de MISHA no encerramento de "Moscovo 1980"...


...e nos desenhos animados

6.8.08

6 Agosto: 63 anos depois

Publicada por zemanel |

Passaram 63 anos sobre essa tragédia para a humanidade que foi o lançamento da Bomba Atómica sobre o Japão.
Esse ignóbil CRIME DE GUERRA cometido pelos EUA nunca foi julgado internacionalmente.Foi o maior dos atentados dos EUA contra o Homem: mas muitos outros se lhe seguiram e hoje, ainda hoje, os EUA violam pelo mundo fora, impunemente os mais elemntares direitos humanos.
Hoje os EUA continuam a semear a Guerra e o Terror.
Hoje os EUA transportam a bandeira do império da barbárie contra a civilização.
Resistir, resistir, é preciso. Por um Mundo de Povos Livres!



1.8.08

MIGUEL URBANO RODRIGUES à SIC, em JUNHO DE 2008

Publicada por zemanel |

1.8.08

Do progresso

Publicada por zemanel |

Progresso!
Chamam a isto Progresso Social! Avanço! Modernidade!
O Público de hoje anuncia que o novo Código do Trabalho permite o pagamento dos ordenados em espécie - mesmo que o trabalhador não esteja de acordo!
Viva o Progresso!
Viva a Esquerda Moderna!
A propósito: quando é que o Sócrates vai (re)inaugurar a primeira praça de jorna, onde aí sim, funcionará livre e aberto o magnífico mercado de trabalho!
Em frente!

1.8.08

O Públi - cuzinho

Publicada por zemanel |


Às sextas feiras tento não perder o jornal O PÚBLICO - sobretudo por causa dos suplementos, tentando não perder uma edição do humor do Inimigo Público.


Hoje, depois de comprar o jornal, fui de imediato até ás centrais em busca do Inimigo Público - tendo apanhado um susto daqueles...


no lugar habitual do Inimigo, lá estava espetado o jornalzinho do sr. António Costa e da sua magnífica obra olissiponense. Ainda pensei que o estilo panegírico fosse uma piada do Inimigo, mas não: aquilo era mesmo a sério, metia o saldanha sanches e tudo!


Felizmente, lá no meio, bem escondido, estava o meu IP!


Quanto ao suplemento do sr Costa posso adiantar que se algumas virtudes terá, uma delas não é seguramente a higiénica: fiz a experiência e posso afiançar que o papel escorrega que se farta...para além de me ter entupido a sanita!

1.8.08

O Senhor dos Óculos

Publicada por zemanel |

O senhor atrás de Aníbal, acompanha-o há muitos anos. Para onde vai Aníbal, vai o "Senhor dos Óculos". Biógrafo, jornalista e agora assessor. Dizem as más-línguas que é o ghost writer dos discursos de Aníbal. Aliás é mais que um ghost writer. É uma espécie de Cardeal de Richelieu, uma eminência (muito) parda de Aníbal. O "Senhor dos Óculos" foi provavelmente o responsável da da comunicação presidencial de hoje à noite. O "Senhor dos Óculos" está longe de ser um amador no seu mister e domina os segredos da Estratégia da Comunicação Política como poucos dominam em Portugal.
Tendo a comunicação sido o que foi , e tendo parecido que nada ou pouco foi, eu que suspeito do profissionalismo do "Senhor dos Óculos", acho que aqui há gato...

Subscribe