CANHOTICES

...em Torres Novas, Ribatejo, Portugal. Do lado esquerdo da vida.

25.3.08

O Bom Gigante

Publicada por zemanel |



O torrejano José Austo Sénica Torres, o Bom Gigante, avançado do Benfica e da selecção nacional nos anos 60, e seleccionador nacional no Mundial de 1986, foi hoje homenageado na RTP 1 no Portugal no Coração.


Com depoimentos de alguns torrejanos, nomeadamente do Presidente da Câmara (António Rodrigues), do Presidente do Clube (António Catarino) e do seu contemporâneo Carlos Ribeiro "Vêtê" - e que pena não terem levado Carlos Ribeiro até ao estúdio para contar algumas histórias juvenis no Almonda Parque desse Bom Gigante, abandonado pelo SL BENFICA e que a única coisa que pediu, um dia, foi que o deixassem sonhar...e que mais podemos nós dizer deste poeta da bola e dos pombos, ainda vivo, gigante desajeitado, marcador de golos e de sonhos, nascido nestas margens do Almonda, senão acrescentar que o Homem talvez merecesse qualquer coisa mais que uma simples placa toponímica, numa rua de Torres Novas. Mesmo que por via da doença, nunca o venha a saber.


4 canhotices:

Jorge Carreira Maia disse...

No estúdio estava um torrejano de nascimento, o antigo defesa do Sporting Pedro Gomes. Nasceu em Parceiros de S. João e foi um dos grandes jogadores portugueses dos anos 60. Talvez o Zé Torres e o Pedro Gomes sejam as maiores glórias futebolísticas locais. Ninguém, julgo eu, chegou tão longe na selecção e nos clubes. Para mim são heróis enormes do meu futebol, daquele em que eu era miúdo e comprava cromos da bola. O Zé Torres tinha e tem uma afinidade comigo: fazemos anos no mesmo dia. Tenho muitas saudades do Benfica daquele tempo. O de hoje nem sei bem quem lá joga, uma tristeza.

Abraço,
JCMaia

samuel disse...

É bastante deprimente ver que quem devia (e ainda por cima pode) fazer alguma coisa, não se interessa.

Abraço

GR disse...

Uma homenagem merecida.
É pena que não seja mais enaltecida. Pelo homem, o jogador que foi, era justa uma homenagem tão grande como o seu nome.

GR

Unknown disse...

Obrigada pelas bonitas palavras que escreveram sobre o meu Pai.
Obrigada Ana Torres.
Para alguma história engraçada ou alguma foto que tenham aqui vai o mail que eu criei em nome do meu Pai
josetorres.obomgigante@gmail.com

Subscribe