CANHOTICES

...em Torres Novas, Ribatejo, Portugal. Do lado esquerdo da vida.


Exmº sr Provedor:
Escrevo-lhe depois de ter comprado o DN de hoje e de ter lido na capa em destaque que,

“SARAMAGO APOIA PSOE E CAUSA POLÉMICA NO PCP – Críticos. Intelectuais contra a posição do NOBEL.”

Com o destaque dado à notícia, fui ler a página interior para ler o desenvolvimento da notícia e tentar perceber essa onda de descontentamento que o DN apregoava em primeira página.
Ao ler a notícia verifiquei que a contestação dentro do PCP se resume a um único artigo publicado num site (
www.resistir.info) identificado como estando ligado ao PCP. Acontece que o dito artigo foi escrito por um comunista …espanhol!
Curiosamente o próprio artigo refere no texto que as posições de Saramago em relação ao PSOE “pouco têm sido discutidas em Portugal” – CONTRARIANDO A CAIXA DE PRIMEIRA PÁGINA.
O jornalista do DN contactou com Eugénio Rosa, comunista e colaborador do site que confirmou o “alheamento” dos militantes do PCP às posições do Nobel da Literatura.
Ou seja, do texto da notícia nada, em lado algum, se pode concluir sobre uma polémica nos intelectuais do PCP como surge na primeira página. Mais grave ainda -o próprio texto da notícia contradiz o a primeira página.
De onde se conclui que quem fez a primeira página ou não leu a notícia ou achou esse título apelativo para aumentar a venda de papel, nem que seja à custa da mentira e pondo em causa a digmidade do Título do Jornal, tido na sociedade portuguesa como um título respeitado.
É por isso sr. Provedor que me dirijo a si. Já se sabe que um assopro de crise no PCP vende sempre bem. Já se sabe como uma “crise” no PCP é desejada por muitos – sobretudo se ela vier, cirugicamente, 2 dias depois de uma marcha que juntou 50.000 apoiantes do PCP em Lisboa e que, o DN olimpicamente ignorou na primeira página de 2 de Março.
Exmº Sr Provedor,
confundir desejos com realidades, é algo que fica mal, muito mal ao Diário de Notícias.

5 canhotices:

Magnolia disse...

Eu assino em baixo, fazendo minhas as tuas palavras.

samuel disse...

Certeiro!

Abraço

GR disse...

Concordo integralmente com o texto!
Assino!

GR

Sal disse...

São nojentos. Fizeste muito bem, zemanel.
Eles estão furiosos esta semana. Já encontrei vários artigos que espumam raiva e anti-comunismo primário por todo o lado. A nossa grande e magnífica marcha enfureceu-os.

Bem-haja o teu texto enviado ao provedor do leitor. Pode até não dar em nada, mas serão obrigados a responder.

Sérgio Ribeiro disse...

Bom trabalho!
Grande abraço

PS: - e lembram-se do que "eles" tinham posto nesta 1ª página de domingo, a seguir ao sábado 1 de Março? Cá por mim fiz um barulho dos diabos na banca dos jornais da Rodoviária de Fátima, exigindo o jornal do dia... que aquele só podia ser de outro dia qualquer...

Subscribe