CANHOTICES

...em Torres Novas, Ribatejo, Portugal. Do lado esquerdo da vida.


O Jornal Torrejano, dedica hoje e bem, duas páginas ao Centro Histórico de Torres Novas, a propósito do DIA NACIONAL DOS CENTROS HISTÓRICOS.
Em Torres Novas, o assunto está na agenda do dia. Pela degradação a que a "coisa" chegou e por causa dos projectos municipais que se vão sucedendo uns aos outros...enquanto o edificado lá vai ruíndo. O último programa apresentado foi o CHERE.
Em Torres Novas, poder e forças políticas da oposição já tomaram posição sobre os planos de reabilitação.
Curiosamente a famosa "sociedade civil" tem estado muda e queda.
Com todo o respeito e muita consideração pessoal que algumas pessoas me merecem evidencio aqui o estranho silenciamento de algumas associações.
Onde está a ASSOCIAÇÃO DE DEFESA E VALORIZAÇÃO DO PATRIMÓNIO NATURAL E CULTURAL DE TORRES NOVAS? - ainda por cima pioneira a debater estas coisas nos anos 80 com as suas famosas Jornadas do Património?
Onde está a ACIS, herdeira da antiga Associação de Comerciantes e, portnato ligada ao Comércio Tradicional? Os comerciantes desta terra não têm nada para dizer sobre os planos relativos ao Centro Histórico?
Onde está a AGIR, que nascida em 1999, e se seguisse o espírito que presidiu à sua criação, já teria realizado um debate público?
Onde estamos nós todos?
Este é o post que eu não queria ter escrito. Porque há gente muito séria ligada a estas associações.
Muitas vezes se acusa os Partidos Políticos de interferirem na "cidadania". Mas em Torres Novas todos os partidos representados na Assembleia Municipal tomaram posição. Não deixaram de fazer responsavelmente o seu papel - independentemente do tipo e da qualidade do estudo e das propostas apresentadas.
Grave é o resto.
E o que se vê em Torres Novas é grave - muito grave.
Há uma estranha anemia contagiante.
Os torrejanos estão silenciosos, resignados.Um deixa andar...e já não estou só a falar do Centro Histórico.
Aceitamos a mentirinha pública. A Promessa que não se cumpre. Extasiamo-nos com umas festarolas e umas medalhas. E mais promessas.
(Gozamos os Domingos à tarde no Torreshoping, vagueamos como zombies entre o Feira Nova e o Continente, não dispensamos a leitura da Dica da Semana, publicada pelo LIDL e actovelamo-nos ao Sábado de manhã no Intermarché. É esta a nossa vidinha.)
O que é que nos fizeram? O que nós deixámos que nos fizessem?
Estamos todos a cair aos bocadinhos, a deixar fugir os nossos espaços de intervenção cívica e não damos por isso. Nunca o amarelo das cores da bandeira de Torres Novas foi tão palidamente amarelo. Perdendo da bandeira, o vivo verde da esperança.
Tal como acontece no Centro Histórico, um destes dias, quando dermos por isso, temos um "caterpillar" em cima de nós pronto a demolir-nos.
Para não estorvarmos.
E silenciados ficaremos para sempre.
Nota Final: Já critiquei algumas vezes neste blog publicamente o Jornal Torrejano. É justo que referencie com nota positiva alta o dossier que hoje publica sobre o Centro Histórico - apesar de ignorar as opiniões dos diversos partidos e de não ter procurado a opinião de algumas "personalidades" locais com opiniões e estudos sobre o urbanismo local. Mas no essencial, aquilo que o JT hoje apresenta confirma uma velha opinião minha: O JT tem potencial e competência de sobra para poder vir a ser um jornal local muito bem feito - sobretudo quando for mais exigente consigo próprio e um bocadinho menos preguiçoso. Vou continuar a gastar os cem paus por semana.

Subscribe